Atualizando o Netdeep Secure da versão 3.2 para 3.3
Devido a mudança estrutural no sistema de pacotes do Netdeep Secure, não foi possível criarmos um pacote de atualização da versão 3.2 para a 3.3. Portanto, é necessário reinstalar o sistema. Antes disso, é necessário fazer o backup para depois restaurá-lo e manter as suas configurações.
Realizando o backup:
1. Acesse o seu firewall por SSH e execute o comando abaixo:
# tar czvf /root/backup-nds.tar.gz /var/netdeep/ /etc/rc.d/rc.local /etc/rc.d/rc.firewall.local /var/lib/squidguard/db/custom/
2. Copie o arquivo “/root/backup-nds.tar.gz” para um local seguro por SFTP. Se você utiliza o Windows em seu desktop, sugerimos que use a ferramenta WinSCP.
Restaurando o backup
IMPORTANTE: Se você possui uma assinatura paga (STANDARD, PROFESSIONAL ou ENTERPRISE), só faça o procedimento de restauração após licenciar o seu sistema.
1. Assim que reinstalar o seu sistema com a versão 3.3. Acesse o seu firewall pela interface gráfica e habilite o serviço SSH. Vá em “Sistema->Acesso SSH” e marque a opção “Habilitar acesso SSH” e clique no botão “Salvar”.
2. Na sequência, acesse o seu firewall por SFTP (se você usa o Windows em seu desktop, você pode fazê-lo pelo WinSCP) e copie o arquivo de backup (backup-nds.tar.gz) para a pasta “/root/”.
3) Agora é o momento de restaurar o seu backup. Para isso, vá no console do seu firewall (pode ser local ou por SSH através da ferramenta Putty) e execute o comando abaixo:
# tar zxvf /root/backup-nds.tar.gz -C / var/netdeep/captive/ var/netdeep/clamav/ var/netdeep/ddns/ var/netdeep/dhcp/ var/netdeep/ethernet/ var/netdeep/firewall/ var/netdeep/ids_rules var/netdeep/ipsec/ var/netdeep/ppp/ var/netdeep/proxy/ var/netdeep/qos/ var/netdeep/radius/ var/netdeep/route/ var/netdeep/snort/ var/netdeep/main/ var/netdeep/srcrouting/ var/netdeep/wfailover/ var/netdeep/addons/ var/netdeep/vlan/ var/netdeep/openvpn/ var/netdeep/ca/ var/netdeep/certs/ var/netdeep/private/ var/netdeep/crls/ etc/rc.d/rc.local etc/rc.d/rc.firewall.local var/lib/squidguard/db/custom/
4) Depois disso reinicie o seu sistema:
# reboot
Importante:
- Devido as mudanças nos mecanismos de criptografia, não é possível restaurar os arquivos de backup de conexões VPN do OpenVPN. É necessário criar novamente as chaves de criptografia, reconfigurar cada túnel VPN e distribuir novas chaves para os usuários.
- Nossa equipe técnica está a disposição para auxiliar os usuários nesta migração. Se você está tendo problemas para importar o backup siga os passos abaixo:
- Se você utiliza a versão START, publique a sua dúvida em nosso fórum.
- Se você utiliza a versão STANDARD, PROFESSIONAL ou ENTERPRISE, abra um ticket.
- Mantenha sua cópia de backup em local seguro. Nossa equipe de suporte poderá solicitá-la em algum momento para diagnosticar possíveis problemas na migração.
Mantendo o seu sistema sempre atualizado!
Se você já está usando a versão 3.3, você pode receber nossas últimas atualizações dos pacotes instalados:
Pela interface web
Para atualizar os pacotes de seu firewall vá em “Sistema > Atualizações”. Clique no botão “Atualizar lista de pacotes” para pesquisar os pacotes disponíveis para atualização:
A tela irá carregar novamente exibindo os pacotes disponíveis para atualização.
Selecione os pacotes desejados e clique no botão “Aplicar”:
Aguarde ele concluir a instalação dos pacotes.
Pelo console
Para atualizar os pacotes de seu firewall pelo console execute os comandos:
# apt-get update
# apt-get upgrade
Confirme com “Y” para atualizar os pacotes.
Este artigo foi lido 5111 vezes!
Deixe o seu comentário