Black Friday e Natal vem aí… Como comprar com segurança?
A Internet mudou a cara do consumo no Brasil. Cada vez mais pessoas perdem o receio e utilizam o comércio eletrônico, seja pelo conforto, variedade ou preços mais baixos. Ao invés de encarar shoppings lotados, filas quilométricas e prateleiras vazias, é possível fazer compras de Natal no conforto do seu lar e receber o produto pelos correios.
Parece tentador, mas fazer compras pela internet nem sempre dá certo. A facilidade esconde uma série de perigos para o consumidor, incluindo fraudes no cartão de crédito ou sites falsos, que buscam lesá-lo. Além disso, em épocas de grande procura por presentes é comum que os prazos não sejam respeitados ou que o produto nem chegue. Para evitar fraudes e desencontros, tenha em mente os cuidados a seguir.
7 dicas para comprar online sem dor de cabeça
- É a sua primeira vez? Peça sugestões a quem já comprou online. Peça indicações de sites de confiança a amigos e familiares que já tiveram uma experiência bem sucedida ao comprar na Internet.
- Use seu cartão de crédito: Como é o meio mais comum nas compras pela internet, você pode desconfiar de qualquer loja que não aceite essa modalidade de pagamento. Desconfie caso o site só aceite transferência bancária ou boleto. Esse é o caso em que mais acontecem fraudes. É importante que haja outras opções como boleto bancário e pagamento com cartão de crédito. Muitas lojas utilizam-se de parceiros para realizar o pagamento, portanto, nesses casos, certifique-se de que o site que recebe o pagamento é seguro. Normalmente, esses sites somente liberam o pagamento após a confirmação da entrega do produto. Usando o cartão de crédito, a própria operadora concede um prazo ao consumidor para reconhecimento da compra e solicitação do estorno.
- Verifique a segurança da página: a página deve ser restrita e segura. Os sites que têm essa garantia mostram o https:// antes do endereço do site e o cadeado de segurança no lado direito inferior da tela. Quando você clicar no cadeado, deve aparecer o nome da empresa e a validade do certificado de segurança.
- Confirme a autenticidade da loja virtual. Procure informações oficiais como razão social e CNPJ da marca e verifique se esses dados são legítimos na Receita Federal. Pesquise a reputação da marca. Busque informações sobre a loja em sites de reclamações (Ex: ReclameAqui) e no Procon.
- Desconfie de ofertas vantajosas demais. A venda de produtos pela Internet inclui vários custos que o vendedor repassa ao consumidor. Por isso, desconfie de ofertas excessivamente baratas, com descontos altos, sem frete, etc. Evite acessar ofertas enviadas por e-mail. Acesse direto o site da loja virtual pelo seu navegador.
- Leia o regulamento da compra com atenção à Política de Privacidade. Os termos de entrega, troca e devolução devem ser lidos atentamente para que você saiba exatamente como e quando ocorrerá e quais são seus direitos se algo der errado.
- Proteja seu computador com um antivírus profissional. Este programa de computador bloqueará programas maliciosos, além de evitar que um invasor obtenha acesso às informações confidenciais (Ex: senhas bancárias, números de cartão de crédito e demais documentos). Evite soluções gratuítas ou piratas, pois as mesmas não garantem a proteção.
Boas compras! Um feliz natal e um excelente 2016!
Este artigo foi lido 2082 vezes!
Deixe o seu comentário