Panorama da Segurança Digital 2017

À medida que a superfície de ataque aumenta, os defensores têm de se concentrar no seu objetivo mais importante: reduzir o espaço de operação dos seus adversários.

Os adversários têm mais ferramentas à sua disposição do que nunca, bem como a astúcia de saber quando devem utilizar cada uma delas para obter o máximo efeito. O crescimento explosivo de terminais móveis e do tráfego online funciona a seu favor. Dispõem de mais espaço para operar e de mais escolhas de alvos e abordagens.

Os defensores podem utilizar uma diversidade de estratégias para fazer face aos desafios de um cenário de ameaças em expansão. Podem adquirir as melhores soluções que contribuem separadamente para fornecer informação e proteção. E podem competir por pessoal num mercado em que o talento é escasso e os orçamentos são apertados.

Impedir todos os ataques pode não ser possível.

Porém, é possível minimizar o risco e o impacto das ameaças, restringindo o espaço de operação dos adversários e, desta forma, a sua capacidade de comprometer os ativos. Uma das medidas que pode ser tomada consiste na simplificação do conjunto de ferramentas de segurança, integrando-as numa arquitetura de segurança interligada e integrada.

O funcionamento conjunto de ferramentas de segurança integradas numa arquitetura automatizada pode agilizar o processo de detecção e a mitigação das ameaças. Deste modo, liberará tempo para resolver questões mais complexas e persistentes. Muitas organizações utilizam, pelo menos, meia dúzia de soluções de outros tantos fornecedores. Em muitos casos, as suas equipes de segurança conseguem investigar apenas metade dos alertas de segurança recebidos num determinado dia.

O Relatório Anual de Cibersegurança da Cisco 2017 apresenta os resultados de investigações, informações e perspetivas do grupo de Investigação em Segurança da Cisco. Foi destacado a implacável disputa entre os adversários que tentam ganhar mais tempo para operar e os defensores que trabalham para fechar as janelas de oportunidades que os atacantes procuram explorar. Foram analizados os dados compilados pelos investigadores de ameaças da Cisco e outros especialistas. As investigações e informações destinam-se a ajudar as organizações a responder eficazmente às ameaças sofisticadas e em rápida evolução de hoje.

 

Segue um infográfico com o resumo da pesquisa:

 

 

Este artigo foi lido 2302 vezes!

Deixe o seu comentário

netdeep